VITÓRIA DA LUTA E DA SAÚDE PÚBLICA: PLANO DE RETOMADA SEGURO (PARA QUANDO FOR POSSÍVEL) É MANTIDO! LEIA O RELATO DE ALGUMAS DAS ENTIDADES QUE O DEFENDERAM

FME, SEPE, SINPRO, CMDCA, CMAS, CMS
27/01/2021




Hoje, 27/01/2021, ocorreu a segunda reunião do Grupo de Trabalho instituído pelo Decreto nº 877/2021, o qual delibera sobre o Plano de Retomada de Atividades Presenciais em Escolas (para quando for possível). Segue o informe.



RELATÓRIO:

• A pauta da reunião era a análise do bandeiramento proposto no Plano vigente e a apresentação da SME de uma alteração no faseamento. A Secretaria de Educação propôs a inclusão da EJA na primeira fase, assunto este que será discutido em pauta única no próximo dia 03/02. 

• Sobre a alteração do Plano vigente, no que se refere ao bandeiramento utilizado como critério para retorno seguro, foram feitas várias reflexões que apontaram a necessidade da manutenção do que já está estabelecido, uma fez que o município ainda não apresenta os dados epidemiológicos favoráveis , bem como foi salientado a necessidade do planejamento e estruturação das Unidades Escolares para que o retorno, quando possível, seja seguro, pois a realidade das escolas aponta para a necessidade de muitas intervenções.

• Destacou-se ainda que o governo municipal precisa atuar em todos os setores da sociedade no sentido de que, de forma mais firme, faça o controle da doença. Outra questão levantada pelos presentes é a necessidade de fortalecimento dos equipamentos públicos responsáveis pelas medidas sócio-assistenciais, bem como das equipes de saúde, uma vez que serão elas a atuar no rastreamento e acompanhamento dos casos, fiscalização, entre outras atividades pertinentes ao setor. Foi lembrado também que há muitas ações a serem feitas antes de se pensar  no retorno, uma delas é referente ao transporte coletivo, além de outras exigibilidades contidas no plano vigente.

• Mais uma vez foi lembrado da ausência dos vários segmentos, que hoje defendem um retorno açodado, quando a Educação e a Saúde sofreram com os cortes de gastos. Da mesma forma estiveram ausentes quando a estratégia de horário integral foi desmontada, assim como não compareceram na luta, quando do debate da BNCC e que, em especial o Ensino Médio, foi atacado. Foi colocado, também, a importância de ouvir os profissionais da educação, pois são eles que sabem da realidade de seus contextos de trabalho. 

• Após as explanações, com  ampla maioria, os presentes votaram pela MANUTENÇÃO do atual plano em sua INTEGRALIDADE e concordaram em analisar a proposta da SME acerca da EJA na próxima reunião, com pauta única.


Fica assim, portanto, assegurado o Plano de Retomada (para quando for seguro) que está em vigor, protegendo mães, pais, responsáveis, estudantes, profissionais de educação e comunidades escolares, bem como a sociedade em geral.

 

Sem mais para o momento,

• FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

• SEPE

• SINPRO

• CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

• CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

• CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário