EM MANOBRA SORRATEIRA, JHONNY MAYCON APLICA GOLPE NO GT DE RETORNO SEGURO - PREFEITO CONTRARIA LEGISLAÇÃO APROVADA PELA PRÓPRIA SME E EXPÕE FRIBURGUENSES A RISCO. ENTIDADES SE POSICIONAM, LEIA:

06/02/2021
NOTA CONJUNTA: 25 entidades assinam esta nota e 
convidam outras a fazer o mesmo.


Em movimento oportunista, na calada da noite, o prefeito Jhonny Maycon decretou ontem, 05/02, a possibilidade de retorno presencial nas escolas de Nova Friburgo dentro de 30 dias, atropelando todas as entidades, instâncias e autoridades de Educação e Saúde que contribuíram em Grupo de Trabalho para construção do Plano Seguro de Retomada das Atividades Presenciais que foi novamente aprovado no último dia 27/01.


Como divulgado amplamente já no dia seguinte, 28, o GT aprovou a manutenção do Plano Seguro em sua íntegra, contando com votos favoráveis da ampla maioria de representações como SEPE, SINPRO, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, UFF/Nova Friburgo, UERJ/Nova Friburgo e da própria Secretaria Municipal de Educação gerenciada por Carol Klein. 


Sendo assim, em decisão unilateral, covarde e irresponsável, Jhonny Maycon desrespeita todas as representações do Grupo de Trabalho e do Conselho Municipal de Educação, bem como todo o sistema municipal de ensino e a própria sociedade civil, cujo posicionamento dentro do CME foi igualmente deslegitimado pela atitude desleal do prefeito. Também a Câmara Municipal de Nova Friburgo foi posta de lado nesse importante debate, e as comunidades escolares viram-se do dia pra noite ameaçadas por um retorno inseguro, em unidades que já não encontravam condições adequadas mesmo antes da pandemia.


Com o Decreto 891/2021 a Prefeitura retoma uma velha prática da velha política friburguense: atropela todo um debate construído democraticamente, no qual várias entidades da própria PMNF estiveram presentes, como a Secretaria de Saúde e também a Secretaria Municipal de Educação, que, como exposto, no GT do dia 27/01 adotou posicionamento favorável ao Plano em vigor, com quatro bandeiras verdes antes do retorno de qualquer aluno(a), e agora, poucos dias depois, viu-se desmoralizada pelo referido Decreto, o qual já permite retorno de 50% dos estudantes em bandeira laranja, e 75% na bandeira amarela (que está vigorando agora, convenientemente). 


Com uma canetada, Jhonny Maycon – e seu secretariado, que inclui hoje o professor Pierre –desrespeita, deslegitima e desconsidera meses de trabalho e discussões envolvendo várias entidades e autoridades da Educação e da Saúde. Cabe esclarecer ainda que sua equipe, em movimento coordenado, já esvaziou o GT que ainda nem havia terminado seus trabalhos por inteiro, haja visto a SME ter cancelado a última reunião às pressas, em cima da hora. Naturalmente, com o Decreto emitido ontem, evidenciou-se a manobra inescrupulosa: cancelaram a reunião porque já sabiam das cartas na manga que o prefeito reunia junto aos empresários e particulares com ele se reúnem desde o início do mandato.


Sem vacina e sem data de vacinação, e desrespeitando toda uma construção coletiva e segura, Jhonny Maycon se deixa pressionar e inicia o mandato com frouxidão poucas vezes vista na vida política de Nova Friburgo e expõe ao risco toda a população do município com uma medida açodada, inoportuna e antidemocrática. A máscara caiu antes mesmo de ser conhecida!


As entidades abaixo assinaladas repudiam frontalmente a manobra infame do prefeito Jhonny Maycon e asseguram a todos e todas que usarão de todos os meios disponíveis para confrontar e reverter a absurda medida. Nos próximos dias, uma série de ações serão divulgadas e efetivadas, sendo sempre publicizadas pelos signatários desta nota.


Sem mais para o momento, as entidades abaixo assinam esta nota, e convidam outras mais para fazer o mesmo:


SEPE FRIBURGO

SINPRO DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO

CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DA MULHER

FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CRUZ VERMELHA DE NOVA FRIBURGO

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO

SINDICATO DE MÉDICOS DO CENTRO-NORTE FLUMINENSE

ASSOCIAÇÃO VERSATY AMIGOS DA SERRA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DE SÃO PEDRO DA SERRA

TECLE MULHER

COLETIVO ESTUDANTIL NÓS POR NÓS

FÓRUM SINDICAL E POPULAR DE NOVA FRIBURGO

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIDOS DE LUMIAR

ASSOCIAÇÃO CASA DOS SABERES

COLETIVO FAMÍLIAS PELA DEMOCRACIA

UNIDADE CLASSISTA

COLETIVO FEMINISTA CLASSISTA ANA MONTENEGRO

COLETIVA MULHERES DA SERRA

FORUM POPULAR PERMANENTE DO ALTO RIO MACAÉ

FÓRUM POPULAR PERMANENTE - LUMIAR E SÃO PEDRO

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA VALE DOS PEÕES/LUMIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário