TODO APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO! POR ELES E POR TODOS NÓS: FIQUE EM CASA E EXIJA MEDIDAS EFETIVAS DOS GOVERNOS, INCLUSIVE EM NOVA FRIBURGO!

Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo

Cumprindo com seu compromisso junto à classe trabalhadora do município, o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo se solidariza e manifesta seu apoio aos PROFISSIONAIS DE SAÚDE da região que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Conforme os sindicatos e movimentos sociais pertencentes ao Fórum vêm denunciando desde sua criação em 2011 a saúde municipal enfrenta enormes desafios diante da falta de investimentos por parte do poder público e também por conta da precarização ou alto custo dos planos de saúde privados na cidade, mas resiste minimamente a esses problemas graças à dedicação de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras que se prestam diariamente a atender a população de Nova Friburgo.

Esses profissionais, muitas vezes acumulando jornadas múltiplas e extensivas, são responsáveis diretos pelo sustento de todo o sistema de saúde na região serrana, uma vez que atendem a TREZE municípios do estado do RJ e lidam com realidades que beiram a insalubridade em seu dia a dia, além de contar com salários quase sempre aquém de suas qualidades. Nesse sentido, o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo chama atenção para a necessidade de valorização dessa categoria que, agora mais do que nunca, estará liderando o enfrentamento à mais grave pandemia da História recente, fato que acaba por destacar a urgência de maiores reconhecimentos àqueles que cuidam de nossa saúde, tanto no sentido social/trabalhista quanto estrutural.

Antes mesmo da COVID-19, a população de Nova Friburgo já amargava dias difíceis no que se refere ao sistema de saúde do município: são inúmeras as denúncias – antigas ou recentes – que tratam das dificuldades enfrentadas, especialmente na rede pública, pelos que buscam atendimento médico, problema amplificado exponencialmente pela pandemia que promete afetar duramente o SUS e também as empresas privadas. Frente a tal desafio, a sociedade friburguense carece de maiores informações e esclarecimentos que promovam transparência e tranquilidade no que se refere ao Hospital Raul Sertã, às UPAs e aos próprios hospitais privados: qual a real situação de cada unidade de atendimento? Qual o plano emergencial em caso de contágio comunitário no município? Quantos leitos de UTI e respiradores estarão disponíveis? Haverá contratação emergencial de funcionários da saúde para atendimento da população? Perguntas como essas somam-se a certezas anteriores, como o já mencionado orçamento púbico insuficiente (que leva a uma precarização geral do sistema, inclusive privado) e à necessidade de valorização dos servidores e assalariados, todos peças fundamentais no bem-estar da população antes, durante e depois do novo coronavírus. É absolutamente inaceitável o posicionamento da PMNF hoje, dia 25/03, que solicita cadastramento de VOLUNTÁRIOS para combater a pandemia, sem qualquer outra medida anunciada.

Ainda que compreendendo a complexidade do momento, o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo reafirma sua posição junto aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, prestando-lhes homenagens e reivindicando solidariamente o respeito e a ampliação de seus direitos. Somente com a derrubada do Teto de Gastos imposto por Temer, que congelou investimentos em saúde e educação por 20 anos com apoio do então deputado Jair Bolsonaro, será possível caminhar no sentido que interessa ao povo. Saúde não é gasto, é investimento! E o não atendimento dessa necessidade pode custar a vida de muitos e muitas friburguenses, independente da COVID-19. Toda família deve ter direito a uma renda mínima e à garantia de toda assistência pública necessária à sua vida, medida que também se estende às empresas privadas cujo lucro nunca pode estar acima dos interesses populares.

Por fim, repudiamos veementemente as palavras do Presidente da República que ontem, dia 24/03, contrariou todas as recomendações de todas as autoridades de Saúde do Brasil e do mundo ao propor a flexibilização das medidas de isolamento social que têm apresentado resultados positivos em todo o planeta. Contra os desmandos do atual governo, enfatizamos a importância de FICAR EM CASA, e exigir dos governos que sejam respeitadas as orientações sanitárias e ampliados os direitos sociais e trabalhistas de toda a população, em especial da classe trabalhadora.

- TODO APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO!
- PELA IMEDIATA DIVULGAÇÃO DE PLANOS DE COMBATE À COVID-19!
- A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE É A VALORIZAÇÃO DE TODA A SAÚDE PÚBLICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário