LUGAR DE EDUCAÇÃO É NA ESCOLA. DIGA NÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E CALENDÁRIOS DE REPOSIÇÃO. O MOMENTO É DE CUIDAR DA SAÚDE PÚBLICA!

SEPE E SINPRO: NOTA CONJUNTA
18/03/2020

O Sinpro e o SEPE de Nova Friburgo observam com enorme preocupação as medidas adotadas por parte de algumas escolas particulares e as declarações do secretário estadual de educação no sentido de implementação de aulas a distância para alunos e alunas das redes pública e particular de ensino. A implementação dessas propostas em um contexto de disseminação da pandemia do Covid-19 demonstra um completo descolamento da realidade enfrentada por professores, estudantes e seus familiares em seu dia a dia atual, pois o fundamental nesse momento é assegurar a preservação de vidas, o que requer uma reorganização do cotidiano de todos.

Destacamos, por óbvio, que as medidas necessárias para a preservação da saúde familiar neste momento carecem de planejamento e estabelecimento de medidas de segurança e sustento que precisam ser adotadas imediatamente, acarretando maiores restrições na mobilidade de todos e ampliando compromissos ou preocupações que inviabilizam completamente a imposição de aulas online bem como do necessário debate acerca delas. O que URGE de fato agora, mais do que qualquer calendário, é contribuir com as orientações das autoridades sanitárias em relação aos cuidados para não disseminação do Coronavírus, como ISOLAMENTO SOCIAL e CUIDADOS COTIDIANOS REDOBRADOS.

Ao sinalizar que autorizará a realização de aulas à distância para os alunos das redes pública e particular, o ministério da Educação reforça a percepção de que o Governo não tem a real dimensão da crise que se aprofunda frente à expansão da pandemia e evidencia um profundo descaso com a GARANTIA DA APRENDIZAGEM. A reposição das aulas de forma PLANEJADA e SERENA é fundamental para assegurar a qualidade da aprendizagem de milhões de estudantes adiante, e nesse sentido, consideramos prudente a nota do Conselho Nacional de Educação ao sinalizar que A REPOSIÇÃO PODERÁ OCORRER, SE NECESSÁRIO, EM 2021.

O SEPE e o SINPRO consideram que, AGORA, é fundamental assegurar a proteção e o cuidado de toda a população, de forma que o DEBATE e as DETERMINAÇÕES sobre reposição, considerando a situação dos estudantes e profissionais de educação em geral e a gravidade da situação em que nos encontramos, deve ocorrer em um momento posterior, levando em conta as especificidades e demandas de cada COMUNIDADE ESCOLAR.

Também encaramos com preocupação que haja, por parte do capital privado e seus apoiadores em meio ao poder público, a intenção de usar este momento de reclusão como PERÍODO DE TESTES para, no futuro, avançar no sentido de CONSOLIDAR a educação à distância nos ensinos Fundamental e Médio, proposta que já existe e busca precarizar ainda mais as relações de trabalho na escola e o próprio processo de aprendizado em nome da lucratividade privada. LUGAR DE EDUCAÇÃO É NA ESCOLA.

No mais, torna-se imperativa a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 criticada pelos sindicatos desde seu nascedouro, além da garantia de uma renda mínima a todos os trabalhadores, a proibição de processos demissionários e o aumento significativo dos investimentos no setor publico que contribuam com a proteção de toda a população e seus direitos básicos para além da crise atual.

Nesse meio tempo, as escolas devem permanecer FECHADAS e os DIREITOS TRABALHISTAS preservados. Toda e qualquer denúncia pode e deve ser encaminhada aos sindicatos responsáveis conforme as orientações abaixo:

SEPE

(22) 99911 5756 – RODRIGO, entre 11h e 16h, de 2ª à 6ª feira.

Facebook: SEPE FRIBURGO
Blog: sepefriburgo.blogspot.com.br

SINPRO - Entre 14h e 18h, de 2ª à 6ª feira:

Daniel Campos - (22) 99882-9482
Ricardo Costa (Rico) - (22) 98806-8321
Rômulo Cravinho - (22) 99765-3057
Uderson - (22) 99918-7865

Facebook: SINPRO NOVA FRIBURGO E REGIÃO
Email: sinpronferegiao@gmail.com

UNIDADE NA LUTA: AGORA TAMBÉM CONTRA O CORONAVÍRUS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário