REDE MUNICIPAL – SOBRE O RETORNO DO APOIO

SEPE Friburgo
Informe Oficial - 08/09/2020


Na última sexta-feira, dia 04/09, retomando antigo decreto, o prefeito Renato Bravo e o secretário de educação, Marcelo Verly,  autorizaram novamente o trabalho presencial de funcionários/as de apoio nas escolas da rede pública de ensino. Tendo em vista os números ainda alarmantes da covid-19 em Nova Friburgo e considerando INADEQUADA a condução desse retorno por parte do atual governo, o SEPE FRIBURGO traz informes à categoria sobre o tema.


Na segunda-feira passada, dia 31/08, a direção local do sindicato foi procurada pela SME para uma reunião naquele mesmo dia, onde o secretário anunciou o plano de retomada das atividades presenciais para alguns funcionários de apoio,  mediante certos cuidados mínimos. O SEPE reafirmou, como já fizera junto a toda a categoria (apoio, magistério e direções), o seu posicionamento em favor de REDUZIR A CIRCULAÇÃO que tem aumentado tanto nas escolas quanto no município em geral. Afirmou  também que levaria as informações daquele encontro para uma PLENÁRIA DO APOIO, onde a categoria poderia discutir e deliberar sobre as intenções da Prefeitura e possíveis alternativas, assim, mesmo frente às dificuldades de contato impostas pela pandemia, ficava resguardado a esses profissionais de educação o seu DIREITO de serem ouvidos sobre a retomada de atividades, medida que afeta diretamente suas saúdes e suas vidas bem como de suas famílias. 


Assim, a Plenária do Apoio foi marcada e convocada para a sexta-feira seguinte, 04/09. Entretanto, nesse mesmo dia pela manhã, ANTES MESMO da plenária de classe, a SME antecipou-se e já determinou, de forma unilateral, o retorno de atividades presenciais para tais profissionais de educação mediante planilhas elaboradas pelas direções, grupo que mais uma vez se vê exposto a ações cuja responsabilidade é do governo. Convém destacar ainda que no dia anterior, quinta-feira, em reunião do Conselho Municipal de Educação, órgão que delibera quinzenalmente sobre atividades escolares durante a pandemia, EM NENHUM MOMENTO as representações da SME anunciaram seu cronograma de retomada dos profissionais de apoio à educação, mostrando desconsideração para com este grupo de educadores. Fica muito evidente que o intuito do Executivo foi contornar o debate e ignorar por inteiro a PLENÁRIA DO APOIO e as demandas da categoria. 


Sendo assim, a plenária realizou-se, já sob a imposição de retorno para alguns trabalhadores/as, restando portanto repudiar a decisão e buscar meios de reverter impactos negativos que provenham dela. Para tanto, neste primeiro momento, o SEPE FRIBURGO buscará audiência junto ao Secretário Municipal de Educação para apresentar seus questionamentos, reivindicações e insatisfações. Enquanto isso, solicitamos que TODA E QUALQUER INADEQUAÇÃO relativa à retomada de atividades presenciais sejam denunciadas por TODOS E TODAS AS PROFISSIONAIS DA CATEGORIA, independentemente de suas funções. Possíveis casos de sobrecarga presencial ou virtual, assédio moral, exposição perigosa, não obtenção de atestados, dificuldades com transportes e outros problemas derivados da flexibilização crescente precisam ser IMEDIATAMENTE LEVADOS À DIREÇÃO LOCAL, que procederá com as medidas cabíveis.


O sindicato é sensível aos desafios de entrega dos kits de alimentação/cestas básicas que surgiram a partir de deliberações do CME com ativa participação do SEPE, mas compreende que tal complexidade não pode motivar apressamentos que ponham em risco a população, especialmente quando o diálogo construído se vê, na prática, contornado. Reiteramos nossa defesa intransigente do ISOLAMENTO SOCIAL somado a outras medidas de proteção social que deem conta, inclusive, do direito à alimentação e educação durante a pandemia, sem exposições desmedidas ou desnecessárias e contando sempre com a voz ativa dos envolvidos, o que também, mais uma vez, foi atropelado. Em breve maiores informações sobre o desenrolar dessa mediação.


SEPE FRIBURGO: sem luta não há conquistas ou direitos garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário