EDUCAÇÃO TRATADA COM DESCASO: há um ano sem cumprir acordo trabalhista, prefeito cancela duas reuniões com comissão de educação em apenas cinco dias. Profissionais do ensino e sindicato estão sendo desrespeitados.

É com grande insatisfação, estranheza e incredulidade que o SEPE Friburgo informa a seus representados que o prefeito Renato Bravo (PP) uma vez mais cancelou a reunião que aconteceria hoje, dia 18/06, com a comissão de educadores municipais e sindicato.

No encontro, seria discutido novamente o não cumprimento de acordos trabalhistas realizado em maio/2018 como o reajuste salarial dos funcionários de apoio (que continuam recebendo menos que o mínimo) e também seu Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o qual se encontra pronto e engavetado pela prefeitura há mais de um ano. Além disso, seriam comunicadas as demandas de toda a rede pública de ensino através da Campanha Salarial de 2019.

Convém lembrar que a audiência com o prefeito estava marcada, a pedido do mesmo, para o último dia 13/06, quando o sindicato e as categorias que representa foram surpreendidos, já no horário e local marcados, com o adiamento do encontro, uma vez que Renato Bravo daria prioridade a uma cerimônia, relegado a Educação para segundo momento. Remarcada a reunião para o dia de hoje, 18, o SEPE foi avisado apenas 24 horas antes que a audiência estava cancelada, sem nova data prevista.

Em um curto espaço de cinco dias, Renato Bravo (PP) desrespeita de forma explícita e grosseira os profissionais de educação do município bem como o SEPE Friburgo, o qual manifesta seu repúdio frente ao descaso do poder público com a educação, com os educadores e com toda a comunidade escolar friburguense, além do próprio sindicato, frequentemente repelido pelo simples fato de defender os direitos trabalhistas de sua base. Lembrando: foram necessários quatro meses de solicitações e duas grandes paralisações/manifestações pra conseguir o primeiro encontro que ocorreu antes dos dois cancelamentos recentes.

Sendo assim, o caminho está dado: somente a mobilização permanente dos profissionais da rede pública pode rebater o descaso que predomina em diversos dos serviços públicos municipais, como se viu em casos recentes de escândalos na Saúde e agora com a Educação. Enquanto prioriza seus convescotes e organiza suas férias que estão previstas para este mês, Renato Bravo (PP) ignora os déficits educacionais do município e suas próprias promessas trabalhistas, as quais completaram já seu primeiro aniversário.

Dessa forma, afeta-se bruscamente a qualidade das escolas e creches que superam suas dificuldades financeiras e estruturais para atender às trabalhadoras e trabalhadores friburguenses, complicação que se agrava na medida em que os profissionais de apoio e magistério se vêem também desamparados e desrespeitados pelo próprio poder público. Uma vergonha!

Nesse sentido, recordamos que conquistas recentes como reajuste do magistério, descongelamento de PCCSs, piso equiparado ao mínimo nacional, eleição de diretores, não reposição de greves antes de acordo, redução de carga horária para apoio e para funcionários de 30h, dentre outras vitórias foram obtidas mediante pressões organizadas e unificadas entre diversos grupos da rede municipal junto do SEPE, fato que nos convida uma vez mais à mobilização. Sendo assim em breve será marcada assembleia da rede municipal, e nela serão organizados os próximos passos de resistência e avanços frente ao descaso que predomina junto à Educação Municipal.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
SEPE, SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário