Nota de solidariedade às GREVES municipais no estado do RJ - SEPE FRIBURGO

O SEPE FRIBURGO vem a público manifestar solidariedade aos profissionais da educação em GREVE nas cidades de São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Caxias (72h) e saudar os companheiros que estiveram recentemente paralisados em Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Rio de Janeiro (48h). na luta por manter seus direitos e ampliar ou garantir seus planos de carreira, além de obter digno reajuste salarial e melhorias na estruturas física e pedagógica de suas respectivas unidades escolares.

Tais greves – cumprindo com legítimo papel histórico de resistência – se fazem necessárias para enfrentar o descaso e os ataques aos servidores municipais, quadro que se agrava conforme algumas prefeituras se apoiam na retirada de direitos e arrocho salarial promovidos pelo governo Pezão na esfera estadual e pelo ilegítimo governo Temer a nível federal.

A contenção de investimentos públicos em saúde e educação (PEC 55/2016), a reforma trabalhista e as terceirizações, bem como o sucateamento do patrimônio público e científico-tecnológico nacionais visam ser complementados pelos criminosos projetos de Reforma do Ensino Médio e de censura ao pensamento crítico proposto no famigerado “Escola Sem Partido”. Somando a esse cenário uma clara intensificação dos aparatos repressores, encontramos terreno fértil para que alguns governos municipais oportunistas avancem sobre direitos, garantias e salários historicamente conquistados pelos trabalhadores na perspectiva de favorecer determinados grupos econômicos e formar jovens que não questionem a ordem desigual que se impõe.
Tantos ataques não podem e não vão ficar sem respostas, e as greves que eclodem são apenas o começo da resistência.

NENHUM DIREITO A MENOS! SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTAS! TODA SOLIDARIEDADE AOS LUTADORES DA EDUCAÇÃO!

SEPE FRIBURGO, setembro de 2018.

Um comentário: