CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO – NOTA CONJUNTA SEPE/SINPRO EM DEFESA DA LUTA POR DIREITOS. FASCISMO NUNCA MAIS!


Em meio a um dos mais preocupantes cenários eleitorais das últimas décadas, as diretorias do sindicato dos profissionais de educação das redes públicas (SEPE) e do sindicato de professores da rede privada (SINPRO) se dirige a todos os trabalhadores para manifestar absoluta repulsa aos projetos político-eleitorais que ataquem os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da classe trabalhadora, além de rejeitar integralmente qualquer projeto que tenha como base uma plataforma socioeconômica racista, machista, homofóbica, elitista e até mesmo fascista.

Em que pese o profundo respeito à liberdade de expressão e às manifestações políticas – medidas aliás conquistadas com grande contribuição desses sindicatos no enfrentamento aos mais diversos governos e até mesmo à Ditadura Militar -, SEPE e SINPRO de Nova Friburgo expressam integral repúdio a todo e qualquer candidato que se manifeste favorável ou indiferente às “Reformas” do ilegítimo governo Temer, tais como a Reforma Trabalhista, a PEC 55 (que congela investimentos em Saúde e Educação públicas por 20 anos), a Reforma do Ensino Médio e o Escola “Sem” Partido, as Terceirizações (agora facilitadas também no serviço público) e a Reforma da Previdência, que sofreu brava resistência popular mas segue engatilhada para voltar à tona adiante.

Entendendo que todas essas medidas visam retirar direitos e garantias, precarizar salários e condições de trabalho, facilitar privatizações, ampliar desigualdades em favor do grande capital e, por fim, prejudicar intencionalmente o patrimônio e o ensino públicos do país, nos posicionamos em total contrariedade àqueles que não se opõem com firmeza a tais propósitos, especialmente quando seu discurso vem carregado de afirmações discriminatórias que incentivam o discurso de ódio, a intolerância e a violência.

Reafirmando suas bandeiras históricas em defesa dos trabalhadores e contra a ascensão do Fascismo, SEPE e SINPRO alertam às categorias que representam acerca dos perigos de alguns programas que, construídos ao longo do tempo por elementos há muito instalados na pequena política de interesses esguios, egoístas e corporativistas, se apresentam como o “messias” que nunca foram em suas vidas públicas, e convida os profissionais da educação à uma reflexão crítica sobre os reais interesses populares e pedagógicos dos projetos de governo que disputam cargos eletivos.

Em tempos de crise política, convém resgatar à memória que nunca houve salários ou garantias cedidas pela benevolência do patronato ou dos governos, mas sim direitos adquiridos com muito suor e enfrentamento por parte dos trabalhadores em luta, combate sempre mais complexo e sangrento quando a conjuntura traz, na presidência ou no parlamento, indivíduos comprometidos com nossos inimigos de classe, de raça e de gênero.

RESISTIR É PRECISO! FORA REFORMAS! FORA TEMER E SEUS COMPARSAS! FORA DEFENSORES DO RETROCESSO! FASCISMO NUNCA MAIS, NUNCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário