VITÓRIA: ATENDENDO PEDIDO DO SEPE, CÂMARA MUNICIPAL APROVA INDICAÇÃO LEGISLATIVA EM FAVOR DO PLANO DE CARREIRA DO APOIO

SEPE Friburgo

Informe Oficial - 07/12/2019

Na última quinta-feira, dia 05/12, os profissionais de apoio da rede municipal de Educação obtiveram importante vitória que representa um passo a mais em direção ao Plano de Cargos, Carreiras e Salário do Apoio (PCCS): por ampla maioria os vereadores aprovaram a Indicação Legislativa que, na prática, sugere ao prefeito Renato Bravo (PP) que seja enviado para a Câmara o projeto de lei que institui o PCCS elaborado em 2018 por comissão democrática.

A saber, tal proposta foi construída após a vitoriosa GREVE de maio/2018 quando o governo se viu pressionado a conceder reajuste de 5% a todos os servidores e se comprometeu a adequar anualmente o salário mínimo do apoio ao mínimo nacional, medida esta que não tem sido cumprida em 2019. Também nesse movimento o magistério conseguiu ser enquadrado na lei de 2008 que determinava o pagamento de um piso nacional aos professores, conquista também obtida através das paralisações da categoria.

No entanto, no que se refere ao Plano de Carreira do Apoio, a prefeitura mostra-se intransigente: apesar de ter assinado uma minuta na qual se comprometia a enviar o PCCS para ser votado e aprovado na Câmara, a PMNF nunca avançou na proposta, mantendo engavetado esse PCCS que poderia melhorar em muitos aspectos a terrível situação trabalhista e estrutural dos funcionários de apoio que hoje, sem qualquer atenção, recebem vencimento equivalente a R$ 848,00, motivo principal das paralisações e da greve ocorrida nesse ano de 2019. Agora, com apoio majoritário da Câmara, os vereadores demonstram que desejam votar essa importante reivindicação do SEPE com sua base, mas dependem do Executivo para isso, ou seja, é preciso que o prefeito Renato Bravo (PP) envie oficialmente o projeto à votação conforme solicitam os educadores há mais de um ano.

Não acontecendo esse encaminhamento por parte do governo municipal, estará configurada mais uma manobra do Prefeito, o qual se aparentemente se comprometera a encaminhar os PCCS com intenção apenas de finalizar a greve de 2018, algo muito semelhante ao ocorrido neste ano, quando devolveu o salário das grevistas através de acordo no MPT para logo depois descumprir os outros pontos de tal negociação e finalmente cortar os salários das trabalhadoras e trabalhadores, muitos dos quais seguem enfrentando situação de emergência frente às suas despesas que incluem alimentação e saúde, além de não terem recursos sequer para ir ao trabalho e retornar. Nesse sentido, lembramos que o SEPE segue recolhendo cestas básicas e doações em favor desses profissionais.

Na audiência em que foi aprovada a Indicação Legislativa favorável aos PCCS, foram favoráveis ao Plano de Carreira os vereadores(as) Alcir Fonseca, Alexandre Cruz, Carlinhos do Kiko, Cascão do Povo, Dr Luis Fernando, Isaque Demani, Janio, Joelson do Pote, Johnny Maycon, Luiz Carlos Neves, Marcinho, Marcio Damazio, Naim Pedro, Norival, Professor Pierre, Wellington Moreira e Zezinho do Caminhão. As vereadoras Nazareth Catharina e Vanderleia Abrace essa Idea não estavam presentes, e os vereadores Christiano Huguenin, líder de governo, e Nami Nassif, antigo opositor dos servidores, estavam na Câmara mas não registraram, expondo uma vez mais sua rejeição aos profissionais de educação e suas demandas.


No que se refere ao SEPE e à sua categoria, enaltecemos a mobilização que tornou possível esse importante avanço e seguiremos pressionando a PMNF e seus vereadores auxiliares em favor dos PCCS que podem melhorar em muito os salários e a própria condição de trabalho dos profissionais de apoio que hoje são tão maltratados em nosso município.


SEPE: SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário