28/10 – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO E DA SERVIDORA PÚBLICA!

SEPE FRIBURGO
28/10/2020


Celebrando mais uma vez a fundamental importância de todo o funcionalismo público para o bem-estar social, o SEPE FRIBURGO parabeniza servidores e servidoras pelo dia em sua homenagem!

No entanto, não há o que comemorar: o governo Bolsonaro, que já conta com amplo histórico de ataques a direitos fundamentais, busca aprovar uma Reforma Administrativa que não corrige injustiças e, ao contrário, as aprofunda, desmontando a estabilidade e as condições de trabalho daqueles que prestam serviços diretos à população enquanto resguarda privilégios do alto escalão (militares, judiciário, parlamentares, governantes etc). Nesse mesmo sentido, colocamo-nos ainda contrários a toda e qualquer movimentação que favoreça a privatização de instituições e serviços públicos fundamentais, como os Correios e o SUS, heróico no combate à pandemia e determinante para a sobrevivência do povo brasileiro apesar do sucateamento premeditado.


Na rede estadual do RJ, para além de variados problemas, profissionais da educação encontram-se sem reajuste ou correção salarial há mais de seis anos, e decidiram nas últimas assembleias aprovar a GREVE PELA VIDA frente à possibilidade de um retorno presencial durante a pandemia, o que já se concretiza para alguns segmentos conforme determinou o novo Secretário Estadual de Educação, Comte Bittencourt, que substituiu Pedro Fernandes após a prisão do mesmo por suspeita de corrupção, marca registrada do incompetente governo Witzel.


Quanto ao cenário municipal, os problemas também são graves: turbulências e desvios na Saúde, descaso para com o funcionalismo em geral e desrespeito constante aos direitos das profissionais de educação, como se observa no fato de profissionais de apoio receberem vencimentos menores que o mínimo e verem engavetado o Plano de Carreiras construído em 2018. No caso do magistério, continua sendo desrespeitada a lei de 1/3 para planejamento que já data de doze anos atrás! Em meio a diversas outras inadequações, destacamos também a péssima estrutura em que se encontram a maioria das unidades escolares da rede municipal, o que já levanta preocupações e denúncias há anos sem que qualquer medida eficaz seja tomada.


Resumindo: o contexto é absolutamente complexo, impondo trincheiras de luta em todos os níveis e esferas da vida pública, determinando assim o presente e o futuro dos serviços públicos que o Estado tem obrigação de oferecer. Compreendendo a urgência do momento, o SEPE FRIBURGO parabeniza a todos e todas que compõe os quadros do funcionalismo em questão, e chama atenção para a necessidade crescente e definitiva de ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA em torno de seus instrumentos históricos de resistência, como associações de moradores, grêmios estudantis, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos comprometidos com os direitos trabalhistas e humanos fundamentais, dentre outros.


Neste 28 de outubro de 2020, homenageamos servidores e servidoras, chamando a todos e todas para fortalecer a luta desses profissionais e sua estabilidade, garantindo assim as mínimas e dignas condições de atendimento à população! Essa luta é de todos nós!


SEPE FRIBURGO: SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTAS OU DIREITOS GARANTIDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário