ATENÇÃO, NOVA FRIBURGO - 22/03: ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

ATENÇÃO, NOVA FRIBURGO!

Sexta-feira, dia 22 de março, na praça Dermeval Barbosa Moreira (Centro, em frente ao Banco do Brasil):

ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

Após receber a faixa presidencial de MICHEL TEMER, o presidente JAIR BOLSONARO coloca em prática a MESMA política do antecessor e destina grandes verbas públicas a deputados próximos para conseguir o que o povo não quer: a REFORMA DA PREVIDÊNCIA que ataca a aposentadoria dos trabalhadores(as) e não acaba com privilégios dos mais ricos, assim como não exige o pagamento de dívidas públicas dos grandes bancos e empresas, maiores devedores dos cofres previdenciários. Importante destacar que a reforma não afeta os(as) militares, os quais, assim como o próprio presidente, ficam de fora dos sacrifícios que exigem dos mais pobres.

Essas novas regras de aposentadoria afetam de forma ainda mais VIOLENTA as mulheres, uma vez que desconsideram suas múltiplas jornadas (trabalho formal ou informal, cuidado dos filhos e com a casa que recaem constantemente sobre elas, estudos etc) e praticamente impede que a maioria das trabalhadoras se aposentem com valor integral. Mulheres estas que há muito tempo lutam por igualdade salarial e estabilidade no emprego, principalmente durante o período de gravidez e pós parto, injustiças que se agravam ainda mais frente às mulheres negras, que recebem os menores salários e sofrem com os piores indicadores sociais.

Com a proposta do governo, a idade mínima para aposentadoria fica mantida em 65 anos para homens e AUMENTA de 60 pra 62 anos para mulheres, assim como o também AUMENTA, para todos(as) o tempo de contribuição necessário para aposentadoria integral, que vai de 30 para 40 ANOS. Lembrando que para desempregados e trabalhadores informais ou terceirizados torna-se IMPOSSÍVEL contribuir com o fundo público, fazendo com que o benefício diminua consideravelmente.

Outra novidade é o REGIME DE CAPITALIZAÇÃO, em que trabalhadores(as) deverão, INDIVIDUALMENTE, poupar e financiar a própria aposentadoria a longo prazo através de bancos ou gestores privados, sem que haja qualquer previsão do valor que terá direito quando se aposentar. Nesse sistema, sem garantia de que o trabalhador consiga poupar e contribuir pelos 40 anos necessários, será grave o aumento nos índices de MISÉRIA NA VELHICE, como já acontece no Chile, onde a REFORMA DA PREVIDÊNCIA leva inúmeros idosos ao suicídio motivado pela EXTREMA POBREZA.
  
Essa reforma SACRIFICA o povo que já encontra, na herança de Temer, várias tragédias, como o CONGELAMENTO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO e a aprovação da REFORMA TRABALHISTA que aumentou o desemprego no país em janeiro de 2019. BOLSONARO procura manter e ampliar as medidas de "austeridade" do governo TEMER, e agora é a nossa aposentadoria que ele deseja sacrificar, enquanto mantém os privilégios de uns poucos e os deles próprios.

SOMENTE UMA GREVE GERAL, COM OS TRABALHADORES NAS RUAS, PODE BARRAR MAIS ESSE ATAQUE AOS NOSSOS DIREITOS.

Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário