EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM GREVE: ESCLARECIMENTOS AOS RESPONSÁVEIS E À POPULAÇÃO FRIBURGUENSE

SEPE Friburgo
Carta Aberta – 04/08/2019

Reunidos em assembleia no último dia 01, os profissionais de educação da rede municipal de Nova Friburgo decidiram entrar em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO junto de seu sindicato, o SEPE. Essa decisão foi motivada pelo descaso da prefeitura com as trabalhadores e trabalhadoras da escola, as quais amargam enormes perdas salariais - cerca de 20% de diminuição - desde 2014, além de vários funcionários de apoio (auxiliares, merendeiras, auxiliar de serviços gerais e de secretaria) receberem o vencimento básico menor que o salário mínimo. Um absurdo!

Há unidades escolares em que o espaço físico é inadequado para o funcionamento de instituição de ensino e várias estão com quadro de funcionários abaixo do necessário para seu funcionamento ideal. Além disso, a prefeitura não cumpre a lei que garante o reconhecimento do trabalho extraescolar dos professores (planejamento, avaliações, preparação de material pedagógico) que são essenciais para desenvolvimento de uma educação de qualidade para as crianças filhas da classe trabalhadora deste município.

Os problemas na rede vão além: no final de julho de 2019, graças a pressão da categoria e do sindicato, a prefeitura passou a cumprir integralmente com o mínimo nacional dos “Professores 1” (que trabalham da Creche ao 5º ano) mas, como já foi dito, continua não havendo aumento real nos vencimentos da rede pública de educação como um todo, o que inclui ainda “Professores 2” (de 6º ao 9º ano), Orientadores Pedagógicos e Educacionais (que estão ainda sem a devida regulamentação de suas cargas horárias) e os Funcionários de Apoio cujo plano de carreira continua engavetado pela prefeitura, dentre outros vários profissionais. Um descaso generalizado!

Cabe esclarecer que antes de decidir pela GREVE os educadores, através do SEPE e outros representantes eleitos na base, buscaram resolver os problemas pela via do DIÁLOGO, o que trouxe poucos avanços junto do prefeito Renato Bravo (PP), o qual só recebeu o SEPE uma vez em 2019, e não compareceu a dois encontros por ele marcados, resultando numa falta de soluções que já não pode mais esperar! Dessa forma, não restou alternativa aos trabalhadores senão a GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, de forma que nos façamos ouvir pelo governo e possamos atender o público com a qualidade que ele merece e tem direito.

Em nosso blog e nas redes sociais, é possível conhecer a Campanha Salarial 2019, que inclui diversas dessas demandas mais imediatas, e também é possível acompanhar as lutas, necessidades, conquistas, denúncias e mobilizações dos profissionais da educação e seu sindicato combativo, o SEPE.

Procure o SEPE Friburgo no Facebook ou acesse: www.sepefriburgo.blogspot.com

Ressaltamos que as precárias condições de trabalho, a falta de equipamentos e materiais necessários, a falta de profissionais em quantidade suficiente e a falta de uma verdadeira política de inclusão, dentre outros, não afetam somente os profissionais que atuam nas escolas, mas ao processo educacional como um todo, logo prejudicando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, jovens e adultos. Convidamos toda a sociedade friburguense a apoiar a luta dos profissionais de educação em Nova Friburgo, por uma educação pública inclusiva e de qualidade!

É GREVE PORQUE A SITUAÇÃO É GRAVE.

Chega de enrolação! Prefeito, cumpra sua palavra! A educação municipal ainda pede socorro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário